Bem vindo!

O conceito de cidadania remete à noção de direitos e deveres. Sua abrangência foi sofrendo ampliações e restrições ao longo dos séculos, até que, na nossa aldeia global, parece dizer respeito a toda a sociedade planetária.
Um conceito global, ou “globalizado”, entretanto, pode ser uma boa razão para que sejam identificados os excluídos. E fica evidente que existem tanto os excluídos de seus direitos quanto os de seus deveres.
É aqui que a beleza do conceito de cidadania se revela: ele inclui também o dever de exercer os direitos e o direito de esperar que os deveres sejam cumpridos.
A comunicação surge, assim, como um poderoso instrumento para o exercício da cidadania.
Por isso o tema do 16º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia é “Fonoaudiologia e Cidadania”.
A discussão a respeito dos direitos e deveres do fonoaudiólogo como profissional e como pessoa pode trazer nova luz para todo o conjunto de ações envolvendo a nossa ciência.
O congresso deste ano foi planejado de forma a possibilitar debates mais integrados, contatos mais personalizados e a desconstrução da noção de infalibilidade.
Nenhuma das propostas construídas nos anos anteriores foi abandonada, algumas foram ampliadas, outras modificadas. Mas a valorização do planeta e de seus habitantes é indissociável da noção de cidadania.
As ações voltadas a levar a Fonoaudiologia para a cidade onde o congresso será realizado foram ampliadas este ano e incluíram os professores da rede municipal de ensino, professores e alunos de uma escola estadual de ensino médio, cuidadores e profissionais de saúde, em atividades desenvolvidas por representantes dos diversos Departamentos Científicos da SBFa. Além disso, conseguimos material para uma significativa doação para a Biblioteca Pública Municipal, graças ao envolvimento de muitos fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia.
A preocupação com o ambiente continua presente na utilização de material reciclado sempre que possível (crachás, uniforme da equipe de apoio e programas), na coleta seletiva do lixo e na publicação dos anais on-line, evitando a produção de CDs e todo o seu custo ambiental.
Cada detalhe deste evento foi pensado para que cada congressista aproveite ao máximo as oportunidades de experimentar esse grande panorama da Fonoaudiologia Brasileira.
A qualidade da programação científica é garantida pela extrema dedicação da Diretoria Científica e pela participação fundamental dos Departamentos Científicos da SBFa.
A programação inclui modificações, como as atividades pré-congresso, e a manutenção de alguns elementos, como a abertura realizada na véspera do início dos trabalhos científicos, seguida da abertura da Feira de exposição. Esse espaço é sempre um bom indicador do desenvolvimento tecnológico que mantém a Fonoaudiologia Brasileira atualizada e produtiva.
O espaço de pôsteres está maior, possibilitando maior visibilidade à produção científica nacional, rigorosamente selecionada por pesquisadores experientes.
Esperamos mais uma vez uma grande participação na Assembléia Geral Ordinária da SBFa, pois esse é um importante espaço de construção da nossa sociedade.
O encerramento do congresso ocorrerá no Auditório Cláudio Santoro, onde é realizado, todos os anos, em julho, o mais importante festival de música clássica do país. No encerramento, além dos trabalhos que receberão o Prêmio Excelência em Fonoaudiologia 2008, será divulgado o Prêmio Mérito Fonoaudiológico 2008.
Mais uma vez a diretoria da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia dedicou-se intensamente na construção de um evento rico, agradável e de alta qualidade, refletindo nossa opinião sobre a Fonoaudiologia.
É importante lembrar que nós só providenciamos a estrutura. O congresso é o resultado da energia de cada um de seus participantes.
Vamos construir um ótimo congresso!

Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Presidente